sexta-feira, 8 de maio de 2015

O que te separa do Mark Zuckerberg?

Alguém aqui já usou a desculpa de que Einstein não era um bom aluno em matemática para justificar uma nota baixa? Eu já. Eu também ouvi por milhares de vezes "Você não é Einstein" e eu retrucava dizendo " Einstein também não era Einstein enquanto reprovava em matemática". 
Eu falava isso quando era criança, depois adolescente. Uma tentativa de sair da bronca pelo humor, mas com uma pitada de realidade.

Eu sabia que assim como 99% das pessoas no mundo eu estava fadada a traçar o caminho comum. O de estudar, entrar numa faculdade, construir uma carreira que iria roubar todo o meu tempo e me fazer viver durante os intervalos, ansiosa pela aposentadoria para desfrutar de tudo que acumulei durante os 50 anos de vida. Eu sabia disso. Eu era treinada para isso todo dia que ia para minha escola tradicional, fazia coisas tradicionais, era impedida de fazer ginástica rítmica por que tinha que fazer Kumon e era impedida de estudar espanhol por que inglês era mais importante para o mercado de trabalho, mas gente, eu só tinha onze anos. 

Naquela época eu já bradava aos quatro ventos que era muito cedo para guiarem a minha vida por causa do mercado de trabalho. Eu nem sei o que eu quero ser quando crescer, eu nem decidi o que fazer da minha vida e muito menos se aquilo que os meus pais não tiveram e que parecia ser tão importante para eles, fazia sentido realmente para mim. Por favor, deixem eu fazer ginástica rítmica, espanhol e artes cênicas. NÃO! Por favor, deixem eu viajar um tempo antes de entrar na faculdade tradicional que vocês tanto querem. NÃO! Por favor, deixa eu lidar com trabalho voluntário, artesanato, fotografia e outras coisas manuais e artísticas. NAO!.

Era tempo de competir com os amiguinhos em relação a faculdade que você escolheu. Mais para frente de acordo com a multinacional que você trabalha. Não importa se você ODEIA seu trabalho, sua faculdade, sua vida. Não importa se o momento mais feliz para você é a sexta-feira depois do expediente ate sábado a noite, por que domingo você já começa a sofrer. Não importa que você tenha aprendido a guardar os seus sonhos em potinhos, para deixar pra depois por que a obrigação deve vir primeiro. O que importa meu amigo é que você seguiu a cartilha e agora é bem sucedido.

Mas para ser bem sucedido MESMO você tem que acumular um monte de coisa das quais não precisa apenas para se tornar escravo deles, trabalhando cada vez mais para consumir mais e mais. Os seus sonhos serão ter uma casa grande, uma casa na praia e muitos carros caros na garagem. Os seus sonhos serão "ter" e não mais " ser" por que você nem sabe mais o que é "ser" aquilo que você realmente quer, no entanto, se a cartilha continuar sendo seguida, você será bem sucedido, parabéns para você.
E aí pessoas que remam contra essa maré serão loucos, serão vagabundos, serão sem noção da realidade, onde já se viu ousar ser diferente.

Pessoas que chegarem perto de você com ideias mirabolantes serão olhadas com desprezo, " você não é Einstein", "você não é Zuckeberg", "você não é um Steve Jobs" e aí eu te pergunto, o que nos diferencia dessas pessoas que são exemplos para o mundo todo? São seres humanos como nós. A maioria não tinha uma família rica, a maioria não foi patrocinada, a maioria chegou e venceu e qual a diferença? Por que eles conseguiram e você não? Simplesmente por que eles tiveram uma ideia e a bancaram. Eles tiveram uma ideia e foram em frente. Colocaram um fone de ouvido e não ouviram os "você é louco", "você não vai conseguir", "isso não dará certo" e seguiram em frente. Passaram pelas suas dificuldades, abriram mão de muitas coisas, foram chamadas de perdedores por muitas pessoas, mas não ligaram, eles se deram ao luxo de sonhar. E sonhar meu amigo hoje em dia é uma transgressão e tanto.

Sonhar e ir além é quase dar uma banana e abaixar as calças para todo mundo é desrespeito, cara. Sonhar é foda e as pessoas se sentem incomodadas com sonhadores. Eu não fui educada para isso, nem você. Eu fui educada para trabalhar pelos sonhos dos outros, eu fui educada para seguir a cartilha e por muito tempo estive ali na linha. E o que acontece quando você começa a sair dessa trilha é uma ida ao desconhecido, cheio de medos, de julgamentos de olhares tortos, mas eu nem ligo, não há nada mais satisfatório do que ir atrás do que você realmente é ( se ainda souber) e do que você realmente quer, é não ser definida por nem uma cartilha é surpreender e ver a sua vida acontecendo a todo momento e não somente nos finais de semana e feriados.

O único plano de vida atual é não chegar lá na frente arrependida do que não fiz, é não virar escrava dos padrões de consumo cada vez mais alucinantes é não esquecer a diferença entre preço e valor e ser transgressora o suficiente para dar asas bem grandes aos meus sonhos. Como eu dizia antes, eu não sou Einstein, sou a Danielle e a história que me aguarde ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário