terça-feira, 6 de janeiro de 2015

No clima natalino atrasado eu desejo menos egoísmo para 2015.

Eu gosto do Natal por que é uma época de muita luz. Nos dois sentidos, diga-se de passagem. Aqui no Brasil não tem neve e nem toda aquele encanto de filmes hollywoodianos, mas não tem problema. As pessoas ficam mais alegres, todo dia tem uma confraternização, as casas ficam enfeitadas, a gente se encontra mais vezes, sorri e fala coisas bonitas. Todo mundo deseja um ano próspero, amor, paz, gratidão a todos e a gente segue achando que tudo isso vem do coração.

Eu gosto do natal de verdade e nem de longe pretendo ser cínica aqui, mas, já repararam que todo final de ano inúmeras desgraças acontecem? Geralmente por conta das chuvas que faz com que milhares e milhares de pessoas passem natal e o ano novo desabrigadas e desamparadas enquanto diversas outras estão brindando com a sua cidra de maça.

Esse ano eu achei que o clima do Natal não pegou muito em mim. Passou rápido, confraternizei pouco e não me dei ao trabalho de ficar escrevendo mensagens bonitas, mas 90% do meu facebook fez. E outros 90% do meu whatsapp também. E nessas horas você até se ilude achando que há esperança nesse mundo.
Mas a ilusão dura apenas por um minuto. Logo se percebe que os votos de prosperidade, amor, saúde, paz são ditos em vão. A maioria pensa em si mesmo, deseja que a sua família fique a salvo enquanto acontece tudo de pior lá fora.

A maioria tem dinheiro para "esborniar", tirar foto, colocar no instagram, pagar de rico e bem sucedido, mas quase ninguém tem um dinheiro sobrando para ajudar. Nem mesmo um pacote de macarrão no fundo dos seus armários.
 Devem pensar que as pessoas necessitadas estão passando frio e fome por que não se esforçaram suficiente e para essas meus caros amigos, não há espírito natalino que resolva. São vagabundos, negligentes, irresponsáveis e uma soma de outras coisas. Outros apenas ignoram a presença desta parte do mundo indesejada. Creio que eu prefira o primeiro time que pelo menos se dá ao trabalho de desprezar. Ignorar alguém é o pior tratamento que se pode conceder a outro ser humano, é praticamente ir lá e dizer " ei, você é tão insignificante que não merece nem o meu desprezo, quanto menos o meu tempo".

Eu fico aqui analisando ( e juro, que essa não é uma característica da qual eu goste), lendo as mensagens lindas, as pessoas iluminadas e do bem que pipocam na minha timeline, cheio de livros da Martha Medeiros, de mensagens de auto ajuda e espiritismo, que não conseguem doar nem uma mínima parcela do seu tempo aos desconhecidos e, mesmo assim, clamam por um mundo melhor. Um mundo minha gente, elas não conseguem nem melhorar a sua vizinhança por que estão entretidas demais construindo os seus muros, vivendo suas vidas, guardando as suas coisas para que depois os filhos se estapeiem no inventário sem nem lembrar quem foram seus pais, e desejam um mundo melhor para quem mesmo? Ah, para os seus netos. Os netos dos outros que se danem.

O natal já passou, mas como eu não me manifestei, hoje eu sei o que desejo a todos: menos egoísmo por favor, a vizinhança agradece.


E um feliz 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário